Um dos processos de anodização na fábrica da Prodec
A Prodec comemora 73 anos e promete novidades para 2023. Conheça a sua história, pautada por produtos inovadores que revolucionaram o mercado decorativo e da construção civil
Em 1949, Jacques Caradec fundou a Prodec, empresa familiar especializada em acabamento para alumínio. Em 1979, patenteou uma inovação que revolucionou o mercado decorativo da construção civil e de anodização de alumínio no Brasil: a coloração eletrolítica do alumínio anodizado. A inovação torna-se, então, a “alma da empresa”, nas palavras de seu filho, Thierry Caradec. Vieram também a anodização por interferência – técnica eletrolítica que modifica a estrutura da camada anódica, resultando na obtenção de grande opção de cores – e os efeitos amadeirados, pela sublimação e pela técnica da tinta sobre tinta. Quem nos fala sobre esses processos, desafios, estrutura e futuro da Prodec é o próprio Thierry Caradec, hoje no comando da empresa como diretor executivo. Acompanhe.
Você atua na empresa há bastante tempo, pode-nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional e formação acadêmica?
Tenho formação superior em Economia pela FAAP, trabalhei por 2 anos como auditor na Price (PwC - PricewaterhouseCoopers), nos anos de 1980, e após isso iniciei meu trabalho na Prodec.
A Prodec foi fundada, por Jacques Caradec, como empresa especializada em acabamento para alumínio
No sentido da pergunta anterior, qual foi a mudança mais significativa (seja na empresa, seja no mercado) que você vivenciou?
A mudança mais significativa na Prodec ocorreu quando meu pai, Jacques Caradec, optou, nos anos de 1970, por implantar o processo de anodização colorida – sistema Prodecolor, dando assim uma nova perspectiva para a construção civil e o mercado de esquadrias.
Qual foi o principal legado da diretoria original?
O principal legado da diretoria original foi sempre sermos uma organização idônea e focada na qualidade de nossos serviços.
Qual a atual estrutura da empresa?
Total de 195 funcionários, sendo 110 diretos e 85 indiretos. Nossa fábrica tem a área de 28.000 m², com capacidade para produzir 500 toneladas por mês.
São 73 anos de atuação; quais as palavras-chaves, em sua opinião, traduzem tamanha permanência de mercado?
Idoneidade, qualidade e inovação.
Além dos 73 anos recém-comemorados, quais são os outros destaques da Prodec?
Teremos muitas novidades em 2023.
Qual é o carro-chefe da Prodec e por que, em sua opinião, esse produto está em primeiro plano para o mercado?
Atualmente, os carros-chefes da empresa são os produtos Amadeirados, além dos acabamentos em Inox e Interferência. Esses produtos estão em primeiro plano para o mercado, pois permitem expressar a criatividade e beleza em diversos projetos.
Como você enxerga o mercado de anodização de alumínio no Brasil? E no exterior?
O mercado de anodização, no Brasil e exterior, está cada vez mais restrito à inovação com alto grau de complexidade técnica, com a inovação contínua sendo a chave para o sucesso.
Qual o grande desafio atual da Prodec? E do mercado, em geral?
O principal desafio para as empresas no Brasil é competir no mercado com idoneidade, inovação e respeito junto aos outros players, para fortalecer o segmento.
Vocês são pioneiros em alguns acabamentos, como o efeito madeira, por exemplo; como se desenvolve a inovação dentro da Prodec?
A busca pela inovação faz parte da alma da Prodec, é nosso foco desde sempre.
Ainda é possível inovar no setor?
A inovação e a criatividade são infinitas.
Para aonde a Prodec está se dirigindo?
Nosso rumo sempre foi e continua sendo a inovação dentro do nosso negócio. Teremos boas novidades em 2023!
“Os carros-chefes da empresa são os produtos Amadeirados, além dos acabamentos em Inox e Interferência”