icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

A importância do Rota 2030 para inovação e política de desenvolvimento da indústria automotiva


MercadoTecnocientífico 30 de julho de 2021 | Por: Portal TS
A importância do Rota 2030 para inovação e política de desenvolvimento da indústria automotiva

Debate contou com as participações de representantes de Dow, Ília, Pieracciani, Bosch e Sindipeças

Para discutir o programa do Governo Federal, Rota 2030, tecnologias inteligentes, inovação e as principais tendências do mercado automotivo nos próximos anos, a Dow realizou no dia 21 de julho um webinar em parceria com a Ília, empresa de tecnologia especializada para o setor automotivo. A moderação do evento foi feita por Thays dos Santos, Gerente de Desenvolvimento para Mobilidade e Transporte e Líder da rede de diversidade do GAAN (Global African Afinity Network), na Dow.

Para Gábor János Deák, Diretor de Tecnologia do Sindipeças – Sindicado Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, o Rota 2030 incentiva e motiva as empresas no alcance de maior eficiência na redução da distância entre a indústria nacional e internacional. “O programa é uma política industrial de desenvolvimento de longo prazo, extremamente competitivo e permite a previsibilidade das empresas na busca por objetivos para os próximos 15 anos. Por isso, entendemos que esse modelo deveria valer para todos os segmentos da economia brasileira, pois gera recursos, aumenta competitividade da indústria e não é discriminativo”.

Francisco Tripodi, Sócio-Diretor da Pieracciani, ressaltou as possibilidades do Rota 2030 para a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “A nossa expectativa era de maior adesão ao programa, no entanto, o que motivou a não habilitação foi a falta de perspectivas das empresas para cumprir os investimentos compulsório em PD&I e obter os benefícios do Rota 2030”.

Tripodi acrescentou que a Pieracciani fez uma pesquisa em março de 2019 com 35 beneficiárias de um programa de incentivo. Esse levantamento mostrou que, em média, as empresas deixam de contabilizar 31% dos dispêndios que elas já têm em pesquisa e desenvolvimento. “Isso acontece porque falta um recondicionamento do olhar das empresas e de seus profissionais para essa fase e por causa da insegurança jurídica”. 

TECNOLOGIAS INTELIGENTES

Lucas Albuquerque, Líder de Negócios da Vertical de Mobilidade da Ília, ressaltou como a mobilidade pode ser uma aliada na revolução do setor automotivo. “Um ponto muito acertado do Rota 2030 é a visão de que a conectividade é uma das tecnologias estratégicas. Para isso, podemos usá-la como uma ferramenta para inovar na experiência do consumidor dentro do veículo e no aspecto de segurança, trabalhar com manutenções preditivas, desenvolver sistemas de trânsito cada vez mais eficientes e anexar outras tecnologias e dispositivos, como inteligência artificial e machine learning. Além disso, tem uma anuência muito importante, colaborando para uma visão de que a mobilidade está inserida no contexto de cidades inteligentes e a conectividade é uma grande aliada nesse sentido, tanto para a frota veicular como em infraestrutura”. 

Leimar Mafort, Gerente de Engenharia na Bosch, expôs que o Rota 2030 é uma forma de incentivo à introdução de tecnologias relacionadas à segurança veicular. “Para isso, o governo criou três grandes grupos. Um (A) é de tecnologias mandatórias, como sistemas de visibilidade traseira, de controle de estabilidade e impacto contra poste. O outro (B), sistemas de saída de faixa e frenagem automática. E o último grupo (C) engloba outras tecnologias que podem substituir as do grupo B, como sistema de piloto automático e frenagem de emergência contra pedestres e ciclistas”. 

O webinar faz parte do MobilityScience™ (disponível em https://www.dow.com/pt-br/category/brand/mobilityscience.html), programa global da Dow com foco na convergência entre tecnologias digitais e a demanda urgente pela redução de emissões de carbono como fator disruptivo em cadeias de valor tradicionais. A série MobilityScience™Talks integra a iniciativa e tem o objetivo de fomentar discussões entre especialistas da indústria.

Link para conferir webinar na íntegra: https://videos.dow.com/view/M26159

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas.  Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.