O segredo está na combinação de velocidade e maior controle de calor da tocha
O aço zincado é um grande insumo para indústria pesada. Trata-se de um material que apresenta resistência, durabilidade, maleabilidade e mais uma série de vantagens, que permite que seja utilizado em diferentes etapas do processo de construção de um automóvel.
Entretanto, encontrar soluções que permitam soldar os aços galvanizados com perfeição ainda é um desafio para os fabricantes de veículos, devido à camada de zinco que acaba comprometendo a estabilidade do processo de soldagem e, consequentemente, gerando problemas como respingos, solda com porosidade e baixa velocidade de soldagem.
“O avanço tecnológico já permite às indústrias pesadas vencerem os obstáculos inerentes a aços galvanizados”, afirma Remer Reis, gerente de engenharia de aplicação da Fronius Perfect Welding do Brasil, unidade da companhia austríaca especializada em soluções de soldagem.
O executivo aponta os pontos que devem ser observados em uma soldagem perfeita em aços galvanizados e como os equipamentos com recursos inteligentes podem melhorar significativamente o processo:
Velocidades de soldagem
No passado, os aços revestidos exigiam deslocamentos mais lentos da solda para queimar o revestimento e permitir a vaporização do zinco para evitar a poça de fusão.
Segundo Reis, hoje a soldagem em alta velocidade pode ser feita usando arames sólidos convencionais e gases de proteção.
“Com os equipamentos inteligentes, é possível alcançar velocidades de soldagem acima de 1 metro por minuto, sem usar consumíveis caros e especializados ou hardware”, diz Reis.
Controle de calor e do arco
Ter maior controle do arco é o caminho para atingir deslocamento da tocha em altas velocidades de soldagem, com baixa entrada de calor e penetração constante, que são as primícias da indústria automotiva para se obter melhores resultados na montagem dos veículos.
A inovadora tecnologia Pulse Multi Control (PMC) promove maior controle de arco, para que este forneça pulsos de calor controlado, reduzindo respingos, além de permitir maior penetração no material.
Ajuste no comprimento de arco
Ajustar o comprimento do arco de acordo com a espessura da chapa, característica da peça e outras variações de stick out é outro ponto que merece atenção.
Alguns equipamentos de soldagem modernos fazem esse ajuste automaticamente e também quando há mudança na junta de solda, por exemplo, quando a junta de topo é substituída pela junta em T.
Estabilidade na penetração de calor
Quanto maior a estabilidade na penetração do calor melhor é o desempenho de soldagem em chapas de aços galvanizados.
“Temos tecnologia que mantém a penetração constante do calor na chapa, mesmo com as variações de distância entre bico de contato e peça, minimizando a queima e a falta de fusão”, diz Reis.
Tecnologia tudo em um
Entre as soluções de ponta que atendem as necessidades específicas da manufatura de aços galvanizados estão as da linha TPS/i, da Fronius. “Esses equipamentos de soldagem multiprocesso robustos oferecem o máximo de versatilidade e precisão, e são capazes de trabalhar com eficiência chapas de diferentes espessuras e grande leque de ligas metálicas, e ainda que possam ser adaptados para Indústria 4.0. A partir de um único tipo de máquina o usuário pode fazer mais, sem a necessidade de matéria-prima específica e grande quantidade de acessórios adicionais”, conclui.
Sobre a Fronius do Brasil
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.
Saiba mais no site da empresa.
Perfect Welding
A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.