Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia do Planeta Terra, data mais importante para a discussão e conscientização de temas ambientais em todo o mundo.
Autor: Equipe Unniroyal*
-
O Dia do Planeta Terra passou a ser comemorado a partir de 1970, após uma série de protestos ambientais, ocorridos em 22 de abril, em diferentes cidades dos Estados Unidos.
-
Liderados pelo ativista e senador estadunidense Gaylord Nelson, os eventos reuniram mais de 20 milhões de pessoas, para tratarem temas como: poluição, desmatamento ambiental e o efeito estufa.
-
Oito meses após os protestos, foi criada nos Estados Unidos a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), o primeiro órgão direcionado exclusivamente ao meio ambiente.
-
As manifestações também foram essenciais para a realização da primeira reunião internacional sobre o meio ambiente, a Conferência de Estocolmo, ocorrida em 1972.
-
Apesar de ser reconhecido em alguns países desde 1970, o Dia do Planeta Terra só foi instituído mundialmente pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2009.
-
A partir deste marco, governos, organizações e instituições passaram a dar mais atenção aos temas ligados à conscientização e preservação ambiental.
-
Anualmente, no dia 22 de abril, pessoas de todo o mundo são convidadas a realizarem atividades que promovam a preservação e o bem-estar do nosso planeta. Entre elas, as mais comuns são: o plantio de mudas, a limpeza de áreas verdes e gincanas ao ar livre.
-
Essa data também é conhecida em todo o mundo como ‘Dia Internacional da Mãe Terra’.
-
De acordo com o último senso populacional, divulgado em abril de 2019, estima-se que existam 7,7 bilhões de habitantes no planeta terra.
-
Apesar dos mais de 50 anos de conscientização, problemas de desmatamento e poluição atmosférica ainda são bastante presentes no cotidiano global.
Cúpula dos Líderes pelo Clima
O dia de hoje também foi escolhido por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, para unir, virtualmente, os governantes de mais de 40 países – incluindo o Brasil - para discutir sobre políticas públicas conjuntas voltadas à preservação do meio ambiente global.
A expectativa sobre o evento é bastante grande porque no governo de Donald Trump, os EUA tiveram políticas desastrosas nessa área, saíram do Acordo de Paris – um dos mais importantes do mundo na prevenção de emissão de CO2 na atmosfera –, por exemplo. Além disso, um dos destaques do evento será a China, que pretende chegar a 2060 com zero emissão de carbono, e já possui uma cadeia de suprimentos em placas solares fotovoltaicas que pode suprir 60% da capacidade planetária, segundo o Jornal O Globo. (Redação TS)
* Unniroyal atua há quase 20 anos no mercado com o desenvolvimento de técnicas de redução de consumo de água e de descarte regular de efluentes, sendo especializada em soluções de abastecimento, tratamento e condicionamento de água.